T.: (+351) 21 774 40 22 E.: info@gomensoro.pt M.: Rua Frei Luís de Granada, 14G 1500-680 Lisboa
 
 
 
 

Pesquisa de Produtos

 
 
 
Pesquisar

Notícias

Biossensores para deteção precoce do cancro

2012-11-02

Motivada pela confiança que lhe depositaram, Goreti Sales irá dar continuidade a um projeto que desenvolve tendo como objetivo a projeção de biossensores para deteção precoce do cancro de uma forma indolor e muito prática.

 

Esta ideia promissora mereceu a atenção e o investimento europeu pelo que a investigadora terá cinco anos e um milhão de euros para desenvolver um biossensor portátil que funcionará de modo semelhante a um teste de gravidez: recolher-se-ão amostras de urina, sangue ou saliva e a partir daí rapidamente se dará todo o processo, sendo que os resultados serão obtidos num curtíssimo espaço de tempo.

 

"O aparecimento de uma patologia como o cancro está associado à presença de algumas biomoléculas (biomarcadores) que circulam no organismo em baixas quantidades. A existência de um biossensor (dispositivo) capaz de detetar esses biomarcadores, de modo rápido, rigoroso e não invasivo, será extremamente importante para a dinamização do diagnóstico precoce da doença", explica a investigadora.

 

Será assim desenvolvido um projeto totalmente inovador que abraça um novo conceito de deteção, diagnóstico e monitorização do cancro, doença esta que continua a ser uma grande preocupação em termos de saúde pública, sendo que o diagnóstico precoce é imprescindível.

 

É ainda de salientar que o projeto 3P's foi selecionado entre mais de quatro mil projetos de todo o Mundo, fato que prova a importância e o impacto que este tipo de dispositivos poderão ter na sociedade atual.

 

 

Vídeo da entrevista

Ver mais Notícias ›
 
 
 
 
 
 
 

2024 (C) Gomensoro Potencial Zero